Padrão
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos Céus. Mateus 5:20, ARA
Os fariseus eram considerados o padrão mais elevado de justiça e santidade nos tempos de Jesus. Esses homens se comportavam de uma forma que as pessoas comuns imaginavam que nunca conseguiriam igualar. Eram respeitados como guardiões da verdade e como os únicos que conseguiam viver à altura das exigências de Deus. Porém, Jesus denunciou a falsidade dessa religiosidade e disse que o padrão para alcançar o Céu era bem mais alto.
Em geral, esses homens se orgulhavam de suas conquistas espirituais e gostavam de expor seu sacrifício em público para que todos os aplaudissem. Se estavam jejuando, todo mundo tinha que saber; suas .doações aos pobres eram um evento cheio de aplausos. Se fosse hoje, postariam no Facebook uma selfie com o rosto abatido para revelar seu jejum e filmariam suas boas ações e colocariam no YouTube. Jesus não tolera esse tipo de coisa.
Eram uma farsa. "Bons" em público e perversos longe dos holofotes. Esse tipo de gente (e eles ainda estão por aí) parece não saber que "religião é aquilo que uma pessoa faz com sua solidão". Quando ninguém está nos vendo, é que revelamos quem nós somos de verdade.
Os fariseus tornavam a vida religiosa um fardo terrível. Para eles, a lei tinha 248 mandamentos e 365 proibições. E, como supostamente conseguiam praticar tudo Isso, eram tidos como heróis pela população.
Entretanto, do ponto de vista humano, a incrível religião dos fariseus é muito mais fácil do que a de Jesus, que tem somente dez mandamentos, os quais Ele ainda resumiu em dois. Enquanto a religião dos fariseus só se preocupa com a "casca", a do Senhor vai no fundo do coração e transforma de dentro para fora. Com algum esforço, é possível fazer o que os fariseus faziam; agora, ser realmente obediente a Deus, seguindo motivações puras e santas, nenhum de nós é capaz. Porém, esse é o padrão de Jesus, e Ele não aceita menos do que isso.
Ser igual aos fariseus parece muito difícil, mas ser igual a Jesus é impossível. No entanto, a graça de Deus se manifesta exatamente para fazer o que não podemos. Se você abrir seu coração a Deus e clamar pelo poder divino, o Espírito Santo tomará conta de sua vida e o ajudará a ser igual a Cristo.